quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

10 Lições Que Aprendemos do Deserto

(Fonte: Estudo Gospel -Autor: Jânio Santos de Oliveira) Vale a pena ler até o final..

1. “Lembra-te”: não esquecer o que já vivemos.


Ele nos exorta em momentos difíceis a nos lembrar de onde nós viemos. O Egito significa o passado, a vida em cativeiro. O cativeiro pode ser muita coisa em sua vida, mas pode ser entendido como aquilo que te impede de crescer espiritualmente, no campo pessoal, familiar, como ser humano e profissional.

2. Esperar – “te guiou no deserto estes 40 anos…”


O deserto é o período de preparação, de ser provado. O texto relata que nos 40 anos Deus humilhou, provou, sondou o coração do povo para saber se seriam fiéis.
Isso significa que vamos enfrentar lutas tremendas. O soberbo terá que se dobrar. Quem não tinha capacidade de vencer tentações terá que se tornar forte; e quem ainda tem o coração dúbio terá que se decidir.

3. O cumprimento de promessas.


O que Deus te prometeu, não importa o tempo que passe, ele vai cumprir, porque o meu Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa, e não importa a situação ou as circunstâncias Deus vai cumprir todas as promessas feitas para sua vida.

4. Ninguém sai do Egito e vai direto para terra prometida sem antes passar pelo deserto.


Creio que todo aquele que quer ter mais intimidade com Deus, mais comunhão com o Senhor, deve passar pelo deserto. O deserto molda em nós o caráter e a força de Cristo. Olhamos para os lados e não vemos Deus. Somente silêncio.

O deserto é um período de tempo no qual Ele age em nós o tempo todo, embora muitas vezes não vejamos nada!

5. Deserto é Lugar de Organização


Da metade do livro de Êxodo, todo livro de Levíticos até aos 10 capítulos do livro de Números é somente organização.
Como você quer sair do deserto se você ainda é uma pessoa desorganizada? Se organize, organize sua vida, e você verá a gloria de Deus sobre sua vida.

6. Deserto é lugar de preparação, lugar de lutas, lugar de humildade, lugar de humilhação, lugar de provas.


É no deserto que aprendemos a viver na dependência de Deus, mas quando falo em dependência é dependência total, de você se alimentar hoje crendo que o de amanhã o Senhor proverá.

É no deserto que o senhor conhece a mais profunda sinceridade do teu coração.

7. Dependência de Deus.

É no deserto que aprendemos a viver na dependência de Deus.
Essa dependência deve ser total. Como o maná que era colhido num dia e não valia para o seguinte, assim será sua dependência de Deus.
 

8. Deserto é lugar onde experimentamos os milagres de Deus.

 As temperaturas em um deserto são contrastantes. Por exemplo, no deserto do Saara (África), durante o dia a temperatura pode variar entre 50º a 80º C.
Durante a noite a temperatura cai tanto que pode chegar até 0º C. Pense só, Deus estava não só conduzindo o seu povo pelo deserto, mas também protegendo-o. A nuvem durante o dia protegia o povo do sol e das altas temperaturas, enquanto que o fogo a noite garantiria calor e os protegeria das baixas temperaturas.

9. Deserto é lugar de autoconhecimento e de preparação para a conquista.

“Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.
Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem” (Dt. 8:2-3).

  
10. Você determina o tempo em que vai passar no deserto.


A sua permanência no deserto só depende de você, da sua fé, das suas atitudes, a viajem do provo de Israel duraria 40 dias, mas duraram 40 anos. Você murmura a cada falta de algo na sua vida? Deus te da uma vitoria, você o glorifica, o exalta, mas próxima luta o que você faz? Murmura? Reclama que o Senhor te tirou da escravidão para morrer no deserto? Você chega a preferir a escravidão do que o deserto? Como esta teu coração? Enquanto ele estiver no Egito, você não verá a terra prometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário