sexta-feira, 2 de agosto de 2013

INTEGRIDADE

"Integridade. “Fio do Bigode” era uma expressão antiga que ele usava, que originalmente consistia em dar como garantia da palavra empenhada um fio do próprio bigode no tempo em que ainda não havia assinaturas ou rubricas.
Integridade” vem do latim “integrare” que significa “inteiro, uno, total”. Integridade tem a ver com totalidade, unicidade, indivisibilidade, ou seja, tem a ver com o indivíduo. Uma pessoa íntegra ou que age com integridade é una, é inteira. O que ela diz é o mesmo que ela faz. O que ela é em público é também em sua vida privada. Suas ações refletem suas palavras.
Com tanta turbulência no dia a dia corporativo, constantes pressões, fusões, aquisições, compras, vendas e mudanças, é improvável que as pessoas encontrem segurança e estabilidade, quer seja nas situações, nas organizações ou nas posições que ocupam. Isso as leva a buscar alguém em quem realmente possam confiar, que cuide delas, que lhes diga a verdade, e que lhes ofereça segurança. Este alguém é o líder.

Liderança é relacionamento, e sem transparência e confiança não existem relacionamentos verdadeiros, e por isso a integridade, que se revela por meio da honestidade e coerência, é uma das mais importantes e preciosas características de um líder.
Integridade dá poder às nossas palavras, força aos nossos planos e impacto às nossas ações. A falta dela, por sua vez, é um dos maiores obstáculos para que alguém se torne um verdadeiro líder, já que sem integridade, não existe autoridade, e sem ela o suposto líder será forçado a fazer uso do poder para exigir que as pessoas façam o que ele está mandando, ao invés de despertar neles a vontade de fazer.

Um líder integro é inteiro, alinhado, coerente e joga limpo com as pessoas, porque sabe que o mínimo que deve oferecer aos seus liderados é a oportunidade de que eles saibam verdadeiramente quem os está liderando."
Extraído de Marco Fabossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário