segunda-feira, 10 de junho de 2013

QUAL O PAPEL DE QUEM LIDERA, ENSINA ?

O PAPEL DO MESTRE É ENSINAR OU PRATICAR ?  O que você acha ? não responda antes de ler todo o texto (analisai... Alírio)

O mestre posicionou-se à frente da sala de aula, impostou a voz e disse:
– Queridos alunos, ouçam a voz de quem sabe: Vocês não devem falar coisas negativas sobre pessoas que não estejam presentes para se defender; isso não é justo. Sejam educados com as pessoas, porque todo ser humano merece ser tratado com respeito e dignidade…


Antes que o mestre prosseguisse, um de seus alunos o interrompeu:
– Mestre, desculpe interrompê-lo, mas não era você que ontem falava mal do diretor da escola, que está viajando?
– Sim, era eu – respondeu o mestre.
Então outro aluno continuou:
– Mestre, não foi você quem gritou comigo anteontem, dizendo que eu era burro, e que não tinha capacidade de aprender coisa alguma?


– Sim, eu mesmo – respondeu o mestre.
– Então, porque nos pede para fazer coisas que você não faz? – perguntou o aluno.
E o “mestre” respondeu:
– Porque o meu papel é ensinar, e não praticar.


Futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo, e que depende da formação de novos líderes, por isso, formar novos líderes não é apenas uma das principais responsabilidades do líder, mas também a coroação de uma jornada vitoriosa e bem sucedida, porque em liderança não existe sucesso sem sucessão.
Para isso, contudo, é preciso perceber que existe uma grande diferença entre instruir e formar, porque a instrução assume responsabilidade, mas atinge apenas o “fazer”, enquanto a formação tem o poder de tocar o “ser”, evocando, além de responsabilidade, compromisso e envolvimento com a vida daqueles que estão sendo formados.
A instrução em si, não forma, já que é possível instruir pessoas em coisas que não praticamos. Para formá-las, contudo, é preciso caminhar junto, colocar os braços ao redor, compartilhar valores, sentimentos, fraquezas, fortalezas, paixões, conhecimento, sabedoria, enfim, é preciso ser exemplo.
Por isso, em termos de comportamento, como líderes, não podemos exigir das pessoas aquilo que nós mesmos não praticamos, porque agir na base do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, pode até instruir, mas certamente não ajudará na formação de novos líderes, porque palavras movem, mas exemplos arrastam, e neste caso, arrastam pra bem longe do objetivo.
Portanto líder, para formar novos líderes, não use suas palavras, mas suas atitudes. Aja de maneira que seus liderados possam dizer: “As atitudes do meu líder falam tão alto, que eu não preciso ouvir a sua voz”.
( Extraído do Blog - Marco Fabossi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário